SE O TEMPO FOSSE OURO..., TALVEZ PUDESSES PERDÊ-LO. - MAS O TEMPO É VIDA, E TU NÃO SABES QUANTA TE RESTA.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

COLAÇÃO DE GRAU DA TURMA DE 2011





+
IHS
Cláudio Antônio Arantes Pompeu 20/12/2011
SENHORAS E SENHORES
AMIGOS E AMIGAS
Quero aqui dirigir umas poucas palavras aos formandos que aqui estão, a quem, tive a oportunidade de acompanhar neste ano de 2011, e alguns de vocês , desde de o ano de 2009.
Longe de ser uma conquista, os formandos que aqui estão, cumpriram a ultima etapa que separa a vida do jovem, da vida da cidadania plena. A Escola Mário Marques de Oliveira, onde vocês cumpriram essa ultima etapa, foi o ultimo palco onde vocês vivenciaram o valor dos amigos, dos companheiros, das diferenças, além de terem algum contato com o conhecimento acumulado por toda a humanidade
Agora, é chegada a hora de praticar os valores éticos, da cidadania, do encontra com o outro , da participação vida na política e econômica do pais, do respeito ao meio ambiente ,e, daqui a pouco, da constituição de novas famílias, que deverão ser vividas com mesmos valores familiares que herdamos de nossa tradição, mesmo que, em um ou outro caso, esses mesmos valores não tenham sido vivenciados por um ou outro dos que aqui estão. E digo isso, por sei, que a vivencias dos seres humanos podem ser muitas, uma mais felizes outra nem tanto, mas, a cada um de vocês , que estão aqui nessa solenidade, se aplicam as palavras do filósofo Frances Jean Paul Sartre : Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você.
Se assim é, cada um de vocês que aqui estão , estão irrompendo para a prática da liberdade e terão varias conquistas pela frente, as verdadeiras conquistas, todas as que vocês quiserem, pois como disse o mesmo Sartre, "Quando, alguma vez, a liberdade irrompe numa alma humana , o destino deixa de poder seja o que for contra essa alma”.
Por isso 2012, não será como dizem os Maias, o ano do fim do mundo, 2012 será o primeiro ano do resto de vossas vidas, que com a ajuda de Deus, será uma vida repleta de realizações e de felicidades, será uma bela vida.
Deus abençoe a todos
A.M.D.G.